Assinala-se hoje, dia 20 de novembro, o Dia Internacional da Memória Trans, fundado em 1999, por Gwendolyn Ann Smith, uma mulher trans, em memória do assassinato de Rita Hester em Allston, Massachusetts. O NSS quer deixar a sua homenagem a todas as vidas roubadas por atos de violência transfóbica, ódio e preconceito. É dia de lembrar quem partiu e celebrar aqueles que continuam, diariamente, a lutar pela sua segurança e pelos seus direitos.
Segundo a TGEU (Transgender Europe), desde 2008 até setembro de 2020, foram registados 3664 homicídios de pessoas trans em todo o mundo, contado ainda que os números reais podem ser ainda mais elevados que os trágicos já apresentados. Em Portugal, não contamos com dados estatísticos, relativos a este crime, suficientes para conhecer a realidade do fenómeno, mas sabemos que toda a vítima é significativa.
No nosso post encontras sugestões de documentários e séries, com representatividade trans, importantes para aprenderes mais sobre a comunidade, tais como: Sense8, Transparent e Pose. Se preferires documentários, recomendamos-te Transhood, Paris is Burning, The Trans List, Disclosure e The Death and Life of Marsha P. Johnson (este último, por questões de justiça social, recomendamos a que a sua visualização não seja feita através do serviço de streaming Netflix).
Para um contacto mais direto, deixamos-te ainda algumas contas de Instagram portuguesas que apoiam e falam sobre a comunidade trans:
Comments